Gerenciamento de Defeitos

“As coisas boas acontecem quando são planejadas e as más por conta própria.” Philip Crosby

O Gerenciamento de Defeitos é uma das atividades essenciais dentro do processo de testes, pois através dela é possível acompanhar todos os defeitos encontrados em um sistema, bem como a evolução de suas correções.

É importante ressaltar que para cada defeito encontrado é necessário que o testador registre em um número razoável de passos como o desenvolvedor poderá reproduzir o problema.

De acordo com os defeitos registrados podemos identificar quais áreas, produtos ou módulos do sistema possuem a maior concentração de problemas e riscos operacionais.

A gestão de defeitos pode ser realizada por meio de ferramentas automatizadas (que são conhecidas como bug tracking system). Essas ferramentas oferecem um repositório central e padronizado onde os membros do time poderão registrar os defeitos e acompanhar o seu ciclo de vida e por fim emitir um relatório de gestão que será utilizado para tomada de decisão gerencial de entrega do produto de acordo com o status das ocorrências que estão em aberto.

Abaixo uma breve demonstração do ciclo de vida dos defeitos:

 

Ciclo de Defeitos

 

Ciclo de Defeitos_2

 

Espero que tenha gostado!

 

Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *