Gestão de Processos: Porque Temos Dificuldades de Entregar Valor Aos Nossos Clientes?

A estratégia de uma organização é executada através de seus processos de negócios, desta forma eles devem ser geridos e melhorados continuamente. No entanto, o que vemos são retrabalhos, serviços de má qualidade, clientes insatisfeitos e outros problemas que poderiam ser evitados.

Cliente satisfeito hoje pode não ser amanhã. A qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo (MARTINS, 2006), ou seja, o que é de qualidade para alguém pode não ser para outrem. Daí a importância de entregar produtos e serviços que agreguem valor ao cliente. Atendendo esse último ponto, a qualidade também estará garantida.

Por que é tão difícil atender ao último ponto citado? Abaixo estão relacionados os principais motivos:

devido ao prazo de entrega do produto final: a desculpa sempre é a mesma: não há tempo para elaborar uma documentação com todos os requisitos de negócios. Esse ponto leva a uma reflexão de quanto tempo leva para que se recuperar ou se obtenha todo conhecimento adquirido pelo analista no desenvolvimento e entendimento do software construído.

devido àquela velha expressão dos chefes autoritários: manda quem pode, obedece quem tem juízo, ou seja, “o chefe mandou entregar o software o quanto antes.” Neste caso, o problema apresentado acima continuará persistindo.

devido à ausência da validação e formalização dos requisitos de negócio: o(s) cliente(s) participa(m) apenas da fase de levantamento dos requisitos. A validação e formalização dos requisitos que deveriam ocorrer na fase inicial do projeto muitas vezes só ocorrem na fase de testes/homologação. Nesta fase, muito esforço foi gasto e uma mudança pode significar a reestruturação de todo projeto. Pode-se afirmar que a validação e formalização são importantes para garantir a qualidade do software que será desenvolvido, pois ela evitará uma série de problemas tais como imprecisões, omissões e ambiguidades.

Tenha sempre em mente que toda a equipe precisa estar envolvida para estimar os prazos do projeto.

Espero que tenha gostado!

Grande Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *