Porque é difícil escrever requisitos com qualidade? Parte 01

Introdução

 

Qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo [1], ou seja, o que é “de qualidade” para mim pode não ser para você!

 

Por isso escrever requisitos com qualidade que atendam as expectativas do cliente é uma tarefa difícil, mas possível. Neste artigo vamos abordar algumas dificuldades que são enfrentadas por muitos profissionais que atuam diretamente no desenvolvimento de software.

 

No próximo artigo (Porque é difícil escrever requisitos com qualidade? Parte 02) irei descrever as principais características para obtenção de requisitos com qualidade.

 

Porque é difícil escrever requisitos com qualidade?

 

– devido ao prazo de entrega do produto final: a desculpa sempre é a mesma “não temos tempo para elaborar uma documentação com todos os requisitos de negócios”. Esse ponto nos leva a uma reflexão de quanto tempo leva para recuperarmos ou obtermos todo conhecimento adquirido pelo analista no desenvolvimento e entendimento do software construído.

 

– devido àquela velha expressão dos chefes autoritários: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, ou seja, o chefe mandou entregar o software o quanto antes. Neste caso, o problema apresentado acima continuará persistindo.

 

– devido à ausência da validação e formalização dos requisitos: o(s) cliente(s) participa(m) apenas da fase de levantamento dos requisitos. A validação e formalização dos requisitos que deveriam ocorrer na fase inicial do projeto muitas vezes só ocorrem na fase de testes/homologação. Nesta fase, muito esforço foi gasto e uma mudança pode significar a reestruturação de todo projeto. Podemos afirmar que a validação e formalização são importantes para garantir a qualidade do software que será desenvolvido, pois ela evitará uma série de problemas tais como imprecisões, omissões e ambigüidades.

 

– Concluindo:

Engenharia_Requisitos_1

 

Isso já aconteceu com você? Fique tranquilo, pois existe técnicas para evitar esse tipo de problema, não deixe de ler o próximo artigo.

 

Considerações

 

Em uma das empresas em qual atuei o usuário estava muito insatisfeito com a área de Sistemas, pois o software que era entregue não atendia as expectativas do negócio. Foi um trabalho muito difícil, mas conseguimos ganhar credibilidade e confiança do cliente.

 

Concluindo, quando um ótimo trabalho é entregue conseguimos negociar os prazos, não devemos esquecer que é necessário ter uma metodologia de trabalho.

 

Referências

 

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade. Acesso em 10/12/2010.

 

Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *