Qual a Importância da Gestão de Riscos?

 Diante dessa situação o gerente de projetos precisa estar à frente para contornar os riscos de um projeto e investir em formas eficazes de lidar com os problemas referentes ao desenvolvimento de software.

 De acordo com o SEI (Software Engineering Institute) risco é qualquer variável, que pode ou não estar sob controle direto da equipe de desenvolvimento, ela se caracteriza pela incerteza e pela perda, e é composto por três elementos: Evento, Probabilidade e Impacto.

Em um projeto alguns riscos podem ser aceitáveis, outros poderão gerar novas oportunidades, existirão aqueles que trarão prejuízos incalculáveis, por esta razão a gestão de risco é uma disciplina extremamente importante na gestão de projetos, pois auxiliará o gerente de projetos a reduzir, e até mesmo evitar que um problema venha a ocorrer, além disso, fará com que aumente a probabilidade de sucesso em um projeto.

Lembre-se da importância em identificar o risco, avaliar a possibilidade de ocorrência do mesmo, estimar o seu impacto e estabelecer um plano de contingência/mitigação, caso o risco venha a ocorrer.

Espero que tenha gostado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *